segunda-feira, 18 de junho de 2012

Á Mestra com Carinho... do Fundo da Alma... coisa de Artista

Artista é a palavra hoje. Artista é uma pessoa que vê o mundo diferente das outras pessoas. O artista tem necessidade de expressar sua visão do mundo.Sempre que eu penso em artista, lembro de uma professora que era artista plastica chamava Jacqueline Simões, a gente  a chamava de Jack. Para falar da Jack, antes tem que explicar o contexto em que ela trabalhava, Colégio Batista Mineiro,onde disciplina e rigidez faziam parte de tudo inclusive dos conteúdos,  anos 80, época das Diretas já,  música Coração de estudante. A Jack nem percebeu o quanto foi ousada , ela fez um espetáculo contando a história através da dança/expressão corporal, num lugar em que isso tinha conotação pecaminosa, num lugar em que peças somente podiam ser Guarda das fontes, A menina e o vento ...A peça tinha texto narrado pelo professor Elair e começava assim ... ''Vem de Longe''... terminava com  um jogral em que a última frase era ''Porque não sair por ai espalhando a mensagem do bem enquanto o mundo vai e vem?''   Ela arriscou ... quem é artista não teme os riscos , porque quando se expressa não vê maldade, censura, apenas arte.Não pensem que a gente não teve que apresentar para um conselho que aprovava ou desaprovava, e foi tão impactante que conquistou até o mais severo de todos, o diretor e soberano,rsrsr, professor Arlindo que comentou que o teatro do Colégio ia ser lembrado como antes e depois daquele espetáculo.Na minha vida marcou demais, quase trinta anos eu ainda vibro quando me lembro, trabalhei feito uma louca na produção e vivi meus momentos de glória no palco, lugar que amo estar. Mudei de escola e passei mais de 20 anos sem ver a Jack, até que a vi dando um testemunho sobre depressão num programa de TV em que ela fazia uma numero com uma pombinha , muito lindo, criativo, muito Jack demais . Como também passei por isso , eu a entendi... Artista é uma pessoa que tem um mundo dentro da cabeça e lá tudo é real demais,  aqui no mundo dos outros mortais é como se vivesse dentro de uma gaiola apertada e com as asas cortadas. É inevitável que a gente sofra, lute, tenha problemas, ao artista é tudo isso aliado a necessidade de colocar sua arte em prática. Talvez, por isso, seja mais sensível às coisas da vida.Artista não é somente glamour, é muito mais suor e lágrimas.As vezes,essa necessidade de se expressar é uma cruz pesada demais para carregar.Lidar com as frustrações é o que a vida tenta teimosamente ensinar aos artistas, que sempre repetem de ano nessa matéria.Com Tudo e apesar de tudo,a vida ainda vale a pena ser vivida. Acho que sou meio Polliyana, rsrsr ou talvez inteiramente artista para não  deixar de acreditar que posso mostrar minha arte, assim como a  Jack me deu oportunidade , viu  a artista em mim , abriu a gaiola , me deu asas, não me recriminou e  me deixou voar como fazia com a pombinha. Talvez, nunca aconteça como eu idealizo/imagino/crio, Jacks são raras de aparecer, hoje, eu já sei voar sozinha, aprendo todo dia , ás vezes caio e não passo do chão, rsrsr . Resolvi ser feliz do jeito que dá, fazer do mundo o meu palco rsrsr , sendo uma pessoa  transparente e mais verdadeira possível, aproveitando as oportunidades que aparecem e as criando quando possível. Sigo o conselho de um artista que soube fazer isso com graça e astúcia, Charles Chapin que  diz :-'' A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e o espetáculo termine sem aplausos.'' DEUS é o maior artista que existe,com seu pincel, em traços multicores, criou um universo imenso, trouxe á existência tudo que há e ainda  entende, consola , ama sem restrição, faz a vida cada vez mais colorida .A gente precisa ver o mundo mais colorido, alegre, mais bonito, ver o mundo com os olhos de artista ...Hoje e sempre...  Não ter a vergonha de ser feliz  e nunca  desistir de acreditar que a vida pode ser bem melhor e é bonita, é bonita e é bonita!!
 Viva a vida!!!

Um comentário:

  1. Querida Leh, você não sabe a alegria que fiquei ao ler a sua mensagem! Foi um presente pra mim ser tão bem reconhecida. Faz muito tempo mas consegui me lembrar do seu belo rosto especialmente da expressão. Como professora passei por tantas vidas e tantas vidas passaram por mim... Este é um grande mistério do educador! No meio da minha caminhada adoeci mas hoje estou recuperada e feliz! Tenho um filho casado fazendo doutorado no Canadá e uma filha comigo terminando a faculdade na PUC. Eu estou com 52 anos e ainda sou professora de artes. Trabalho no Colégio Batista Getsêmani, só que agora com os pequeninos de 2 a 6 anos. Trabalhei com teatro solo durante muitos anos, foi muito gratificante em todos os sentidos. Hoje estou ensaiando começar uma produção artística de estampagem manual de tecido, tipo grife com peça assinada. Estou muito animada! Quero envelhecer fazendo arte! Vou te mandar o endereço do meu blog atual para você continuar curtindo o meu trabalho. Deus te abençoe! Bjs Jack

    artescbg blogspot.com

    ResponderExcluir