sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Em Boca Fechada não entra Mosquito

Lingua é a palavra hoje. Lingua pode ter o significado de idioma. Por falar nisso, deixo aqui o que tenho observado sobre isso. A gente não fala, escreve mais em português, a gente se comunica por um misturês tão grande que a nossa lingua se enrola o dia todo. A gente não liga o computador Starta, a gente não apaga mais , Deleta. Se a gente está no horário de pico, a gente está na hora do rush. Um bom exemplo é o Samba do Approach, do Zeca Baleiro e Zeca Pagodinho se quiser ouvir tái o link:
http://letras.mus.br/zeca-baleiro/43674/ Sem falar nas abreviaturas que a gente fala como se fosse português e na realidade é inglês: DVD, TV, CD, WI,XBOX, E-MAIL, SMS, MSN... A linguagem da informatica é toda ''custumizada'' para o português que é na real, Misturês, rsrsr. A língua é um orgão do corpo muito importante , responsavel pela fala e pelo paladar.  A lingua é o orgão que o verborrágico mais usa. Eu também adooooro usar, mas, sei ficar calada quando precisa.Tem uma historia que eu ouvi de um senhor  muuuuito querido , Reverendo Wilson de souza,  pastor emérito da 8a. igreja de Belo horizonte,sábio, com um ''que'' de pisicologo, entendia as pessoas como ninguém, amigo, uma pessoa que usava a sabedoria e o coração para abençoar.Vamos a História:-Certa vez, um mercador, deu uma sacola de dinheiro ao seu servo e pediu que ele trouxesse a melhor coisa do mundo para que ele comesse. O servo foi ao mercado, e comprou algo que entregou num prato coberto por um pano ao mercador. O mercador muito curioso descobriu  o prato e viu que lá havia uma lingua. Ele a comeu e depois disso , perguntou ao servo porque ele tinha escolhido a língua como melhor coisa do mundo. O servo prontamente respondeu :- Escolhi a lingua porque com ela os homens  se entendem, a língua , une as pessoas. A lingua é chave das ciências, o órgão da verdade e da razão. Porque a lingua existe, é que os arquitetos podem construir cidades, por ela , ele decifra aos engenheiros o projeto.Com  lingua a gente fala sobre o amor , ternura,carinho e compreensão, elogia,   eterniza os versos dos poetas e as palavras dos escritores, faz orações, transmitimos nossos pensamentos e legado.É com a lingua que a gente transmite cultura ,conhecimento,ensino. Com a lingua a gente entoa as mais lindas canções, louva a DEUS , fala'' mãe'','' querida'', ''DEUS'', ''sim'' e ''Eu te amo!''Foi por isso, senhor que eu escolhi a lingua.
O senhor então, entregou outra sacola de dinheiro e pediu que seu servo trouxesse a pior coisa do mundo.O servo assim o fez, foi ao mercado e voltou com outro prato coberto com um pano, entregou ao senhor. O senhor muito curioso descobriu o prato e ficou surpreso, o servou trouxe outra lingua. Indignado, o senhor lhe disse que se não tivesse um boa explicação, ele seria severamente punido. Então o servo , olhou o mercador nos olhos e disse:- Senhor,  a lingua é a fonte das intrigas, ameaças, chantagens,calúnias,trapaças, falsas promessas dos políticos, é o inicio de todos os processos, a mãe de todas as discussões.A lingua é o orgão da mentira,dos desentendimentos, das guerras , da exploração. A lingua divide povos. É com a lingua que a gente mente, omite,insulta blasfema,bajula, xinga destrói,corrompe engana.Com a língua  a gente diz ''não'', ''mata'' '' Eu te odeio!" Isto posto, senhor, é a lingua a melhor coisa e a pior coisa do mundo.
O senhor pelos argumentos expostos, deu-se por convencido e não puniu o servo.
Essa história se auto explica. É  a gente que domina a língua, não a lingua que domina a gente,escolher o uso dela, depende da gente. A minha avó Judith conta uma historinha sobre a lingua:- Diz que muito antigamente uma moça que não sabia muito da vida, morava na roça, queria impressionar a família de seu namorado doutor. Então, lhe ofereceram pipoca, ela pegou uma . Ofereceram chá e ela disse que só de ''pinico'', quando queria dizer só um pouquinho. e assim foi a tarde toda, dando as maiores gafes ao tentar falar ''bunito''. Por fim, seu namorado, lhe repreendeu, e foi então que a moça saiu com essa:-  bem que a minha mãe sempre fala,quem muito fala muito rela!! Querendo dizer, quem muito fala muito erra. O namorado depois de tantas, pensou melhor e terminou o namoro.
A bíblia diz que a morte e a vida estão no poder da lingua, quanta responsabiblidade para um órgão que a gente só se da conta dele quando morde  por engano  , rsrsr.
A vida é muito curta, muito passageira, num piscar de olhos ela pode acabar. Escolher como usar a lingua pode evitar ou criar muitos problemas. Hoje é o tempo da gente usar lingua para abençoar, motivar elogiar, e ... porque não , para beijar muuuito, rsrsr . A vida é agora,  a gente não tem opção a não ser viver de tal maneira que a nossa lingua seja extensão do nosso proceder.A gente tem que aproveitar o  hoje ,porque pode não ter amanhã .Viva a vida !!