quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morte sem honra ...


Regra é a palavra hoje. Regra é uma coisa que foi feita para não ser cumprida, em toda regra há exceção, isso é o que muitos  dizem.Quando penso em regra logo me vem a cabeça uma história de família que hoje, vou me permitir contar , é uma regra  para os familiares do meu pai e que impregnou em mim também, rsrs :- Comprar se necessário e nunca desperdiçar... mas , vamos a História:- Dona Elvira, era uma mulher de personalidade forte, quase nunca sorria. Alta e imponente, regia sua família com curtas rédeas e muito trabalho. Amada por seu marido, Tancredo,este de espírito alegre e arteiro, sempre rindo e fazendo todos ao redor felizes. O casal mais oposto e mais unido que já  se teve conta nesta terra. Criaram com braço forte, Clara, Paulo,João, Joel,  Salvina, Tancredo, Martha, Américo e Walter.Claro, sem esquecer do amor e da disciplina.
   Certa vez, contou-me Salvina, que na casa em que viviam em Patrocínio-MG, passavam vários  pedintes, aos quais dona Elvira, os atendia sempre. Atarefada, pediu à filha que fosse atender e desse um  generoso bocado de feijão. A filha assim  o  fez, deixando derramar alguns grãos no chão da despensa. Esmerada mãe e dona de casa, foi conferir o feito da filha . Ao ver os grãos caídos no chão , mandou Salvina “catar” tudo e colocar de novo no lugar. Revoltada ,a filha resmungava consigo, pois, não se atreveria a falar com a sua mãe palavras de tanto desrespeito, senão era surra na certa:- Dá um bocado generoso para os outros e manda a filha “catar” os poucos feijões que caíram no chão.”
A sábia dona Elvira, conhecendo bem, o gênio da filha, já lhe  respondia os pensamentos, como se os tivesse lido: - Cata tudinho, viu? Não se deve ter desperdício com nada. Quem vive sem regra morre sem Honra!!!”
    O casal seguiu à risca  este lema e ensinou seus filhos,com o exemplo. E como toda História de amor, todo romance tem seu final ,este,teve um que eu acho que não foi infeliz.:  Seu Tancredo,apaixonado como era ,depois da  morte de sua amada,em 1974, morreu, em 1975, meses depois ,definhando de tristeza e caduquice, tamanha falta que ela fez. . Uma lição, que os faz sempre vivos, e lembrados na família. Certamente, estão felizes para sempre. Escrita em FEV/ 2001.
Hoje é o dia que a gente deve viver seguindo as regras dos que serviram de exemplo,para que de certa maneira nossos antepassados se perpetuem em forma de ensinamento. Hoje a gente tem que celebrar a vida, celebrar os momentos, curtir cada momento . Via de Regra, nada nesse mundo é eterno , a morte é certa rsrsr e a vida é para ser vivida agora enquanto a gente está vivo!! Viva a vida !!