segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aguçando o Nariz

Perfume é a palavra hoje. Perfume é uma coisa relativa, ás vezes o que cheira bem em algumas pessoas na gente pode feder.Perfume é pessoal, as fragrâncias não mudam ,mas, reagem de acordo com a pele. Perfume é questão de gosto, odor que me agrada pode não agradar aos outros.Perfume é um presente  importante, na bíblia, os Reis Magos deram a JESUS, a mirra, perfume muito raro e caro. Uma prostituta lavou os pés de Cristo com perfume e enxugou com seus cabelos.Maria, irmã de Marta e Lázaro,Ungiu os pés de JESUS com um perfume caríssimo e o cheiro se espalhou por toda casa. Quando Cristo morreu passaram um perfume nele. Paulo cita a gente como os responsáveis para espalhar o bom perfume de CRISTO para os outros.No velho testamento, um perfume serviu para enganar Isaque pai de Jacó e Esaú , a mãe passou o perfume de Esaú em Jacó,para que Isaque cego abençoasse Jacó , antes de morrer. Em provérbios fala de uma mulher que perfuma o leito para seu amante,porque seu marido não está em casa.Em Cantares,Salomão fala sobre perfume e faz dele um objeto de erotismo para sua escolhida.
Perfume é uma coisa que tem um ritual para ser usado. Não se pode passar perfume sem antes se lavar. Um perfume pode atrair ou afastar.Ninguém quer estar perto de alguém que não exale um cheiro agradável.
Não sei da vida de ninguém, mas eu sou muito fraca para perfume, sinto dor de cabeça e mal estar , com perfumes. Minha avó tinha uma tia que adorava Água de Alfazema,ás vezes minha avó usava também , mas ela usava um tal de Blue lótus da Avon,  minha mãe gostava de um tal de Charisma da Avon,meu avó matermo usava Tres Brut , tinha uma prima que usava Rexona  e tiinha a turma do Leite de Rosas...   esses perfumes, me faziam mal, apesar de fazer bem aos outros.Mas, marcaram e identificavam as pessoas como assinaturas, era sentir o cheiro e saber que a pessoa estava presente , imagina, todos juntos, num almoço de domingo,  certeza de  enxaqueca, porque em mim o cheiro desencadeia a dor.Era uma beleza rsrsr,Um festival de odores,rsrs,misturado ao cheiro de  boa comida , dor de cabeça na certa, rsrsrsr, almoço na casa   da minha avó... que saudade , frango , arroz, maionese, feijão e macarrão, ás vezes costela de boi, ás vezes carne de panela ... delicias, isso que era perfume de amor, de aconchego e segurança.  Perfume são como    as pessoas, são cheio de significados, dependem de como são usados,  deixam marcas,são presentes,  enganam, seduzem e servem como afrodisíacos. São Importantes  na vida da gente. Apesar de não usar perfume, pela minha sensibilidade a ele e alergia que o meu marido tem, sou  a favor deles , desde que usado com moderação. Tem coisa mais deprimente que pegar ônibus lotado com gente perfumada demais , desodorantes vencidos e ainda cheiro de pastel ?rsrsr Só de pensar passo mal, rsrsr.Como sempre digo , a vida é agora, perfumes fazem parte da vida . Se eles são como pessoas , a gente pode escolher o que mais nos agrada, o que não cheira bem , tem gente que não é  flor que se cheire rsrsr . Termino esse texto com Uma frase de um filme , que está na lista dos meus preferido e tem tudo a ver com essa palavra  e o meu conceito de aproveitar a vida ao máximo. Como diria o coronel do Filme Perfume de Mulher , "pode se viver uma vida em um momento".Viva a vida !!