quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tirando Onda de Freud ...

Síndrome é a palavra hoje.Síndrome no dicionário é Conjunto dos sinais e sintomas que caracterizam determinada condição, Doença ou situação.Termo muito usado na psicologia e na medicina. Eu como sou '' auto-didata'' na minha propria sapiência, rsrsr , como o doutor do livro de Machado de Assis, O Alienista, teorisei algumas síndromes a partir do comportamento de algumas pessoas que eu conheço e do meu próprio comportamento. Não faço aqui nenhum laudo profissional, nem julgo ninguém diante do meu ''diagnótico'', antes, justifico, atitudes a mim mesma para que com empatia, possa entender as pessoas e logo me entender.As sindromes não classificam as pessoas ,somente comportamentos, que muitas vezes são bons outras não.Em muitas delas eu me encaixo direitinho.  Expostas as devidas explicações... vamos ás síndromes:
Sindrome de S.Franscisco de Assis, gente que tem dinheiro e vive na miséria,por mero prazer. Geralmente, essas pessoas chamam a atenção para si, buscam sempre um motivo para sofrer, andam á pé podendo ir de carro e por ai vai. Não que o S. Franscisco fosse assim, aliás, sou fã da história dele.A semelhança é que a pessoa tendo condição financeira não usa e vive na maior miséria.
Sindrome de Madre Tereza de Calcutá, gente que pensa primeiro nos outros,segundo nos outros, terceiro nos outros e esquecem de si. Não sabem falar ''Não'' para ninguém, muitas vezes é explorado a exaustão e mesmo assim, faz para os outros e o que não faz para si.
Sindrome da bela adormecida, gente que está sempre na mesma paradeza, nunca acorda, fica sempre adormecido, nada o toca, nada o desperta, mesmo quando toma um susto da vida, continua na mesma toada de sempre.
Sindrome de Peter Pan,  gente que não quer crescer, não cresce e vive na terra do nunca , nunca sai do lugar, nunca faz o que tem que ser feito, nunca assume responsabilidades, nunca é culpado de nada. Está sempre pedindo ajuda de outro adulto, para o tirar das encrencas em que se mete. Raciocínio infantil e pequeno ,para  ele as pessoas são como Cápitão Gancho , estão sempre o perseguindo,exceto a sua ''Platéia', Wendy e irmãos, porque Peter Pan precisa ser o o centro da atenção, como um morador da terra do Nunca, como os garotos perdidos, é assim que ele age.
Sindrome de Mr. Heep - Personagem do Livro David Coperfield, de  Charles Dickens. Esse personagem é um homem que se faz de muito humilde, muito serviçal e solicito, mas, quando tem a oportunidade de se dar bem, não pensa duas vezes para trair e roubar tudo que foi conquistado pela pessoa que o acolhe como amigo. Essa pessoa se faz de humilde para chamar a atenção, mas, na verdade é orgulhosa e falsa.
Sindrome do nutrologo, essa pessoa é aquela que acha que é o ''Bonzão'', o sabe tudo da dieta, vigia o prato de todo mundo, conta calorias dos outros e vive aconselhando o que é saudável e o que não é. Para falar a verdade é um chato de plantão, faz dieta e quer que os outros o sigam. Se encontra um que faz tudo certinho, arranja algo para criticar. A proporção que ele diminue a comida do prato ,ele enche os ouvidos dos outros, faz da refeição uma palestra e um suplício  para quem está perto.Mesmo quando a platéia muda de assunto, ele não desconfia e continua enchendo a paciencia .As vezes, é vigilante do peso , dos outros, para ele todo mundo é obeso, menos ele.
Síndrome de Ronaldo Esper, se acha o/a entendido/a de moda, critica todo mundo, alfineta as pessoas anda sempre mal humorado, para ele o mundo é feio porque o conceito de beleza dele é muito apurado. Não aceita ninguém,no mundo dele não entra gente com ''defeito''.
Sindrome do Zé buscapé, personagem da Hanna Barbera que fala para dentro ,( http://www.youtube.com/watch?v=XviUzYbauGg ) nunca sorri, apesar de ser um cara muuuuito legal, passa a impressão que é ranzinza , pelo seu jeito de ser. É negativo com relação a vida, não tem esperança em nada, sempre de cara fechada, sempre aparentando não ser feliz.
Sindrome de Gabriela, está sempre pronto para dizer que nasceu assim, vai morrer, assim e será sempre assim. Mesmo que seja o melhor para ele , ele é muito avesso mudanças.
Sindrome de Hard Har Har, Personagem de Hanna Barbera,( ver o video http://www.youtube.com/watch?v=1JB7j-IUeAs) uma hiena que não ri, e nas situações ve tudo triste e sombrio. Ve a vida como um lamento e sua fala é :-ó dia, ó azar!! está sempre resmingando e ve sofrimento em tudo,é  reclamão e choramingas.
Sindrome do Leão da Montanha,(video http://www.youtube.com/watch?v=2g8eqvgCExw )  Personagem do Hanna Barbera, que quando a situação aperta ele sempre sai de cena, está sempre fora da vida da gente na hora do aperto e tenta se safar de tudo. Amigo somente nas horas que ele acha agradável. O personagem tem uma frase que ele diz quando se sente ameaçado, pressionado, ou quando vai se dar mal:- Saida pela direita/esquerda !!
Sindrome de google, gente que sabe tudo, sempre sabe de todas as coisas e fica exibindo as suas muitas informações, mesmo quando não é solicitado, quer mostrar conhecimento, é prolixo, falastrão, e não tem ''desconfiometro'' de quando deve parar, geralmente interrompe e atravessa o discurso dos outros . manda o outro calar boca porque simplesmente acha que o seu discurso é mais importante e somente ele merece ser ouvido. Sempre tem que dar a ultima palavra.
Sindrome do Sr Motorista  Como no desenho do Walt Disney, ( se quiser ver para entender melhor assista o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=tenghtXe2IA, ) um cara pacato , mas, quando pega no volante , se tranforma em uma pessoa feroz e ríspida, xinga todo mundo , dirige como se fosse o único no mundo, se sente super poderoso atras do volante.
Sindrome Cibernética o portador dessa sindrome tem que estar sempre conectado com a internet, com o celular, mesmo na roda de amigos , não para a conexão com o cyberspace.
Sindrome da Gigalomania essa pessoa sempre tem o melhor dos melhores em tudo, sem ele a empresa em que ele trabalha para. Pensa sempre enorme, megalomania para ele é pouca coisa, ele é muito maior é gigalomaniaco. 
Sindrome do Dramalhão mexicano, para essa pessoa tudo é intenso demais, tudo vira drama, mesmo quando a situação está favorável, a pessoa dramatiza.
Sindrome de Analista, está sempre interpelando as pessoas, para que elas se exponham. Analisa e faz pré julgamentos, baseado no que está pensando no momento. Geralmente julga o outro sem expor o que pensa e sempre acha que o outro estva penssando algo , que nem passou pela cabeça do outro. Age sempre na defensiva, é reativo, porém, não é justo, porque ao pensar pelo outro , geralmente pensa errado.  Pune o outro por atitudes que ele imagina e as vezes é cruel, ironico e sarcastico.
Sindrome de perseguição Sempre no limite , na vida é sempre ele contra o mundo, todo mundo está o perseguindo, humilhando, hostilizando.
Sindrome do Bozo, o lema dessa pessoa é sempre rir, sempre rir, sempre rir, ri até quando está deprimido, ve a vida de maneira positiva e se recusa a se contagiar com o mal humor do mundo.
Sindrome do Cérebro, personagem Hanna Barbera (http://www.youtube.com/watch?v=qmb1yT_fj-o ) Sempre quer controlar tudo, nesse controle, faz das pessoas ''Pink'' seu companheiro de empreitada para dominar o mundo dele.
Sindrome de Hebe Camargo, acha todo mundo uma gracinha e vive distribuindo beijinhos e carinhos.
Sindrome de Dercy Gonçalves, é desbocadoe debochado, ás vezes é muito incoveniente e chato, se beber então ... fica insuportável.
 Brincadeiras  a parte, porque essa coisa de simdrome é somente de mentirinha.Bem ou mal a gente conhece ou  se identifica com as Sindromes inventadas por mim, rsrsr. O importante é que a gente saiba os nossas qualidades e defeitos, e sempre aja da melhor maneira e trate os outros como a gente quer ser tratado. A vida é agora!! a gente tem que entender as pessoas com suas qualidades e defeitos e viver o hoje como se não houvesse amanhã, curtindo a nossa curta vida e fazendo a vida leve antes que a morte nos leve.  Viva a vida!!